NEWSLETTER

Eventos

ARTIGOS

Notícias

Em palestra promovida pela Aspol e Aspa, neurocirurgião alerta servidores da SSP sobre os riscos e do acidente vascular cerebral (AVC)

10/05/2018 14h42

O auditório da Secretaria de Segurança Pública ficou lotado na manhã desta quinta-feira, 10/05, para acompanhar a palestra com Márcio Antônio Figueiredo, médico referência área da neurologia no Tocantins. A iniciativa teve o objetivo de alertar os servidores sobre os riscos e a prevenção do AVC – Acidente Vascular Cerebral.

O evento foi promovido pela Associação dos Policiais Civis do Estado do Tocantins (Aspol), pela Associação dos Policiais Civis Papiloscopistas do Estado do Tocantins (Aspa) e contou com o apoio da SSP. O presidente da Aspol, Paulinho Sousa Lima Sales, diz que a palestra visa conscientizar os associados sobre os cuidados com a saúde. “Somos profissionais que lidamos com situações de estresse e, muitas vezes, deixamos de ter uma atenção com a saúde. As orientações do Dr. Márcio Figueiredo foram esclarecedoras e acredito que muitos aqui mudarão hábitos diários para, assim, melhorar a qualidade de vida”.

Márcio Figueiredo abordou as práticas modernas de tratamento do AVC, além de abordar os altos índices de ocorrência de casos. “No Tocantins temos uma média de mil casos por ano. É uma doença que quando não mata, incapacita. No Brasil e no Tocantins é a segunda maior causa de morte e a primeira causa de incapacidade, e neste caso 70% dos pacientes acabam não retornando às suas atividades normais. Então é uma doença presente em todas as famílias, de certa forma. Todo mundo tem algum parente, amigo ou conhecido que sofreu um AVC”, afirmou o neurocirurgião.

Entenda
O AVC acontece devido a uma alteração na circulação de sangue em uma parte do cérebro. Ele pode ser isquêmico (quando falta sangue) ou hemorrágico (quando derrama sangue). Nestas situações, as células do cérebro podem ser lesionadas ou morrer. Dependendo da parte do cérebro que é afetada e do tempo até o tratamento, os efeitos do AVC nos sobreviventes podem ser devastadores. 

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.
ASPOL-TO - Associação dos Policiais Civis do Estado do Tocantins - Quadra 1203 Sul, QI -10, Lt- 10 - (63) 9978-4469 / 9978-4458
Desenvolvido por ArtemSite - Tecnologia em Internet - Agência Digital - Criação de Sites, Marketing Digital e Hospedagem Web